Mercado da BolaPalmeiras

Abel Ferreira segue no radar do Benfica, mas não é só dinheiro que pode tirá-lo do Palmeiras; entenda os bastidores

Benfica está sem técnico desde a saída de Jorge Jesus, e Abel Ferreira, do Palmeiras, é um dos cotados para a próxima temporada

Abel Ferreira terminou 2021 com o bicampeonato da Conmebol Libertadores com o Palmeiras e também com uma sondagem do Benfica. Em 2022, após o vice no Mundial de Clubes da Fifa, o técnico segue no radar do mercado internacional e deve ser novamente procurado no meio do ano.

 

Segundo noticiou na última semana o Correio da Manhã, de Portugal, o Benfica segue interessado em contratar o hoje comandante alviverde para a vaga deixada por Jorge Jesus.

As informações que vêm da terra natal de Abel dão conta que seu nome agrada a Rui Costa, presidente do Benfica. Segundo apurou a reportagem, o palmeirense, de fato, está na pauta das Águias, mas não houve nenhum contato além da sondagem feita em meados de dezembro. Mesmo naquele momento, o interesse português era de contar com o técnico para a temporada 2022/23.

 

O ESPN.com.br reúne abaixo um panorama que ajuda a entender o cenário que pode se desenhar para o futuro de Abel Ferreira. Dos detalhes que cercam o interesse do Benfica, o que faria o técnico deixar o Brasil nos próximos meses a até como o próprio Palmeiras enxerga essa possibilidade

Por que Abel interessa ao Benfica?

O Benfica investiu pesado para atender aos pedidos de Jorge Jesus, que topou trocar o Flamengo para retornar a seu país natal. O treinador, no entanto, não conseguiu repetir a rotina de títulos que viveu no Rio de Janeiro, sofreu com a pressão e acabou não resistindo. Desde então, o clube não se movimentou por nenhum novo treinador e segue comandado interinamente por Nelson Veríssimo.

Abel não está sozinho na “lista” de potenciais técnicos do Benfica, mas tem alguns pontos a seu favor. O primeiro deles é o apoio de Rui Costa, e o fato de não ter a mesma resistência de opositores que o próprio Jesus enfrentou no retorno. Em Portugal, o nome do palmeirense é visto como de “consenso” tanto no clube, quanto com torcedores.

No perfil buscado pelas Águias, Abel também tem a seu favor conhecer o futebol português, chegar com a conquista de títulos internacionais no currículo e um jeito de liderança também oposto ao de Jesus – que chegou a se indispor com alguns dos nomes do atual elenco do Benfica.

 

Para fechar, outro fator que fortalece Abel na Luz é a capacidade do treinador em trabalhar e desenvolver atletas da base, qualidade essa que foi um dos requisitos observados pelo próprio Palmeiras na contratação do técnico português quando ele estava no PAOK, da Grécia.

 

Como Abel vê seu futuro no Palmeiras e o que o faria deixar o clube?

Identificado com a imensa maioria da torcida do Palmeiras, Abel Ferreira se sente feliz no clube brasileiro e, para tirá-lo do Allianz Parque, não basta apenas uma oferta alta. Dinheiro não será o fator primordial para o técnico avaliar outras propostas, segundo apurou a reportagem.

 

Ao longo de 2021, inclusive, o treinador recebeu outras sondagens e até mesmo uma oferta para receber US$ 8 milhões ao ano, cerca de R$ 41 milhões, do Al-Nassr, da Arábia Saudita. Recusada.

O ESPN.com.br ouviu de pessoas próximas a Abel que qualquer decisão será baseada no projeto que lhe for apresentado. O treinador preza por um bom ambiente, contar com uma diretoria ambiciosa e com diretrizes definida para o futebol. Um comando profissional que vá lhe dar condições de ser campeão. Hoje, o técnico entende que tem isso no Palmeiras.

 

No que pesa a balança a favor de uma possível ida a Portugal, para a Abel, está a opinião de sua família. Por diversas vezes, o comandante alviverde deixou claro que sente falta das filhas e da esposa e de como é difícil viver do outro lado do Atlântico sem elas.

 

Atualmente, contudo, Abel não pensa em deixar o Palmeiras, onde se sente confortável. Ele tem sido atendido em praticamente todos os pedidos realizados à direção, agora com Leila Pereira na presidência, e tem boa relação com Anderson Barros, diretor de futebol, além de outros membros do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *