Palmeiras encara Ponte Preta ou Água Santa nas quartas do Paulistão ; veja os cenários
Fonte GE e Verdão Web
O Palmeiras ainda tem três partidas a disputar na primeira fase, mas garantiu a classificação antecipada às quartas de final do Campeonato Paulista e estuda as duas possibilidades de adversários para o mata-mata inicial: Ponte Preta ou Água Santa. Na liderança do Grupo B, o Verdão enfrentará o clube que terminar a etapa em segundo da chave, e nessas condições faz a decisão em casa – possivelmente no Allianz Parque, ao fim da reforma no gramado. Ainda há um cenário possível com o Palmeiras em segundo e sendo visitante, mas este mais improvável de acontecer. O Palmeiras está na liderança, com três partidas a disputar e 21 pontos somados, sendo cinco de vantagem em relação à Ponte Preta, em segundo, e sete para o Água Santa, em terceiro. O lanterna Guarani não tem mais chances de classificação.
Há neste momento três cenários possíveis ao Verdão: Primeiro cenário: Ponte Preta em 2º lugar A Ponte Preta está em segundo lugar, com 16 pontos em 10 jogos, e encaminhou a própria classificação após a vitória sobre o Corinthians no último domingo. Atualmente está mais próxima da vaga nas quartas de final. Basta uma vitória – contra Novorizontino ou Santo André – para selar o avanço com tranquilidade. Neste caso, o Palmeiras receberia a Ponte Preta em casa. Segundo cenário: Água Santa em 2º lugar O Água Santa está em terceiro lugar neste momento, com 14 pontos em 10 jogos, então precisa de vitórias, além de torcer contra a Ponte Preta para conseguir a ultrapassagem. A equipe enfrentará São Bernardo e Corinthians – lutando por classificação – nas rodadas finais.
Se vencer ambos, ainda precisa de pelo menos uma derrota da Ponte. Se vencer apenas um, chegará a 17 pontos – um acima da Ponte atualmente – e por isso precisaria torcer para a Macaca perder os dois jogos restantes ou no máximo empatar um, e assim igualaria em pontos e avançaria pela vantagem no número de vitórias. Neste caso, o Palmeiras receberia o Água Santa em casa. Terceiro cenário: Ponte Preta em 1º lugar Este é o cenário mais improvável dos três, com o Palmeiras sendo ultrapassado pela Ponte Preta e avançando em segundo lugar. Para a Ponte assumir a liderança, precisaria vencer os próximos dois jogos – contra Novorizontino e Santo André -, para chegar aos 22 pontos (um acima do Palmeiras atualmente) e ainda torcer por derrotas do Verdão em todas as três partidas que tem a disputar.
Ainda há uma chance remota de liderança se o Palmeiras terminar com duas derrotas e um empate, mas a Ponte ficaria empatada em pontos e vitórias, e ainda precisaria tirar a diferença no saldo de gols (de três atualmente). Mais importante que isso: o Verdão está invicto desde novembro do ano passado, quando perdeu para o Flamengo no Brasileiro. Neste caso, o Palmeiras seria visitante no Moisés Lucarelli contra a Ponte. Jogos que faltam ao Palmeiras Portuguesa x Palmeiras – Às 19h30 de quarta-feira, no Canindé (5ª rodada) São Paulo x Palmeiras – Às 20h do domingo, no Morumbis (11ª rodada) Palmeiras x Botafogo-SP – Às 16h de domingo, 10 de março, a princípio no Allianz Parque (12ª rodada) Jogos que faltam para a Ponte Preta Ponte Preta x Novorizontino – Às 17h do domingo, no Moisés Lucarelli Santo André x Ponte Preta – Às 16h do domingo, 10 de março, no Bruno José Daniel Jogos que faltam para o Água Santa São Bernardo x Água Santa – Às 16h do domingo, no Primeiro de Maio Água Santa x Corinthians – Às 16h do domingo, 10 de março, em local a definir