Campeonato BrasileiroCopa do BrasilLibertadoresPalmeirasSlider Inicio

FIFA adia aprovação do gramado do Allianz Parque para Libertadores; veja o motivo

A vistoria do laboratório credenciado pela FIFA no gramado do Allianz Parque, agendada para esta terça-feira (26), precisou ser adiada. De acordo com informações obtidas pela ESPN, a equipe responsável pelos testes estava programada para chegar a São Paulo na noite de segunda-feira (25), porém, devido a atrasos, o desembarque ocorreu apenas nesta terça-feira.

 

Consequentemente, o procedimento foi remarcado para a próxima quarta-feira (27), após o Palmeiras realizar seu treino prévio à semifinal do Campeonato Paulista contra o Novorizontino, na noite de quinta-feira (28), no Allianz Parque. O clube optou por treinar no estádio para que os jogadores pudessem se familiarizar com o gramado sintético reformado, agora com a aplicação de cortiça importada da Europa.

 

É importante ressaltar que a aprovação de um laboratório autorizado pela FIFA é fundamental para que o campo possa ser utilizado em competições internacionais, como a CONMEBOL Libertadores. Para o Paulistão, no entanto, a grama já foi vistoriada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e liberada para uso.

 

Os testes anteriores realizados pela FIFA (2020, 2021, 2022 e 2023) foram conduzidos com a grama sintética contendo composto termoplástico, e em todas as ocasiões, a entidade concedeu aprovação. No entanto, o composto termoplástico acabou derretendo devido ao calor e à poluição de São Paulo, transformando-se em uma substância pegajosa que aderia às chuteiras dos jogadores. Diante disso, foi decidido remover o composto e substituí-lo por cortiça, um produto natural que não derrete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *