Cusparada em Tite , pode fazer o Palmeiras perder mando de campo
O procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, em entrevista ao De Primeira, afirmou que o Palmeiras poderá ser punido com multa e perda de mando de campo devido à cusparada de um torcedor em Tite, treinador do Flamengo, durante a partida de ontem (21), no Allianz Parque. No entanto, Piacente explicou que se o Palmeiras identificar o torcedor responsável, o clube não será punido.
Na coletiva após o empate sem gols pelo Brasileirão, Tite cobrou respeito e destacou que a rivalidade no futebol não pode se transformar em vale-tudo. Ele ressaltou que uma cusparada é mais grave do que uma agressão física, e o Tribunal leva esse tipo de comportamento muito a sério.
Piacente explicou que a cusparada é considerada uma infração grave, mais séria até do que uma agressão física, segundo o artigo 213 da lei. Ele mencionou que a lei não fala especificamente sobre cusparadas de torcedores, mas por analogia, a punição pode incluir uma multa de R$ 100 mil e, dependendo da gravidade, o clube pode ser punido com a perda de mando de campo.
Quanto à identificação do torcedor, Piacente esclareceu que se o Palmeiras conseguir identificar o infrator, o clube estará isento de responsabilidade, conforme o parágrafo terceiro do artigo 213. Ele também mencionou que o Tribunal pode determinar que o Palmeiras proíba o torcedor de frequentar o estádio por até um ano.