Chegada de Mbappe no Real Madrid pode influenciar no futuro de Endrick
Fonte ESPN e Verdão Web
Vendido pelo Palmeiras ao Real Madrid por 72 milhões de euros (R$ 411 milhões) , Endrick desembarcará no Santiago Bernabéu em julho de 2024 provavelmente ao lado de ninguém menos do que Kylian Mbappé . Enquanto o brasileiro é reforço certo da equipe, o astro francês avançou em negociação para trocar o PSG pelo Real , conforme publicado pela ESPN na segunda-feira (19). Mas a iminente transferência de Mbappé ao Real Madrid não parece tirar o sono do garoto do Palmeiras .
Segundo apurou a ESPN , Endrick enxerga com “normalidade” o fato dos merengues qualificarem o elenco com outro nome de peso internacional, embora para uma posição semelhante a sua. Ainda em 2022, pouco antes da venda ao clube espanhol, o estafe do atacante até tinha a preocupação de não colocar Endrick em uma equipe na qual ele faria “sombra” para um renomado atacante. O temor era de que a joia do Palmeiras não tivesse minutos suficientes em campo e isso atrapalhasse seu desenvolvimento na Europa.
O exemplo era Erling Haaland , que naquele mesmo ano trocou o Borussia Dortmund pelo Manchester City , após ser cotado em várias equipes da Europa. Meses depois, Endrick se acertou com o Real Madrid, que claramente buscava um sucessor para Karim Benzema (o francês, antes mesmo do brasileiro chegar, mudou-se para o futebol árabe).
O que pensa o Real Madrid? Se Endrick não vê problema na chegada de Mbappé, o time que muito provavelmente terá ambos enxerga muito menos dificuldade, a ponto de sequer cogitar a hipótese do brasileiro não se integrar ao elenco de Carlo Ancelotti em julho.
De acordo com fontes ouvidas pela ESPN , o Real Madrid trata Endrick da mesma maneira que Vinicius Jr. , e quer tê-lo na Espanha o quanto antes para lapidá-lo e adaptá-lo à cultura local, à vida na Europa e, sobretudo, à LALIGA . Por Endrick ser titular indiscutível do Palmeiras e também um “atacante de seleção brasileira ”, a visão interna é que ele chega ao Bernabéu em status superior a Vini e também Rodrygo , que só foram efetivamente lembrados pela Amarelinha já como atletas do Real Madrid.
Por conta disso, um possível empréstimo do garoto está descartado. Nem mesmo o próprio Palmeiras trabalha com a esperança de contar com Endrick para o segundo semestre de 2024. No entendimento das partes, o valor pago pelo time merengue foi “bem alto” para que a ida em definitivo à Espanha aconteça apenas em 2025. Em campo, a chegada de Endrick também ajudará Ancelotti a suprir uma carência existente no setor ofensivo. Atualmente, o time conta com apenas quatro atacantes: Vinicius Jr., Rodrygo, Joselu e Brahim Díaz, dos quais apenas Joselu tem características de centroavante. Endrick, mais até que Mbappé, supriria essa lacuna.
É possível imaginar até como ficará a formação ofensiva a partir da próxima temporada. Atualmente, o Real Madrid atua em uma espécie de 4-4-2, com Vini e Rodrygo mais avançados como dupla de ataque e abastecidos por Jude Bellingham.
A tendência é que Mbappé ganhe naturalmente um espaço no ataque ao lado de Vinicius Jr. A partir daí, Ancelotti terá o desafio de encaixar Rodrygo. Se no 4-4-2 parece improvável, uma hipótese é a mudança para o sistema 4-2-3-1. Nele, os brasileiros atuariam abertos pelos lado Mbappé assumiria o papel de centroavante e Bellingham ficaria logo atrás do francês, como armador. Em todos os cenários, Endrick iniciaria sua passagem pela Espanha como reserva