Fifa oficializa mudança que autoriza Palmeiras a contratar para o Mundial
A Fifa oficializou em seu calendário a mudança nas datas da janela de transferências do Brasil para o 1º semestre de 2022, o que beneficia o Palmeiras — o clube agora poderá contratar jogadores para inscrever no Mundial de Clubes, que será disputado de 3 a 12 de fevereiro nos Emirados Árabes. A CBF já havia enviado um documento às federações estaduais e clubes com a alteração.
A janela começa em 19 de janeiro e termina em 12 de abril e já está no sistema de transferências da Fifa, o TMS. Anteriormente, a entidade havia estipulado as datas de 1º de fevereiro a 25 de abril, o que impediria o Palmeiras de registrar reforços para o Mundial já que a lista de inscritos tem que ser enviada à federação internacional até 24 de janeiro — houve também flexibilização com relação a uma relação provisória que deveria ser mandada até 3 de janeiro.
O Palmeiras fez um pedido à Fifa, via CBF, para que houvesse mudança na janela e flexibilização na data limite da lista provisória. Outros três clubes que disputarão o Mundial, Monterrey (México), Al Jazira (Emirados Árabes) e o Auckland City (Nova Zelândia) também teriam problemas para inscrever reforços caso não houvesse essa alteração e fizeram a mesma solicitação.
A nova presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que assume na próxima quarta-feira (15), avalia fazer contratações visando o Mundial. As prioridades são um atacante de área, um homem de velocidade e um zagueiro. Há também ainda a negociação para a permanência do técnico Abel Ferreira, que tem contrato até o fim de 2022, mas pode ter o acordo renovado. Ele está de férias em Portugal.
Pelo regulamento do Mundial, um jogador só pode ser inscrito no torneio se tiver sido contratado em período que compreenda as janelas internacionais de transferências. Abrindo em 19 de janeiro, o Palmeiras pode oficializar contratações que fizer em dezembro e início de janeiro e incluí-los no Mundial. Na edição 2020, que por causa da pandemia também foi adiada e realizada em fevereiro de 2021, o Palmeiras não pôde inscrever o atacante Breno Lopes, autor do gol do título da Libertadores-2020 sobre o Santos, porque ele havia assinado fora do período de transações internacionais.
O mercado do futebol em 2022 terá uma novidade, a criação da janela nacional de transferências, como exige o regulamento da Fifa e teve implantação adiada em 2020 por causa da covid-19. Agora as negociações entre times do Brasil também terão prazo para ocorrer, como já existe há anos entre clubes de diferentes países. As datas serão as mesmas da internacional e fora desse período os clubes não poderão contratar, a não ser que o atleta esteja livre no mercado sem vínculo com outra agremiação.
As datas para transferências nacionais e internacionais em 2022 serão: – 19 de janeiro a 12 de abril – 18 de julho a 15 de agosto O Palmeiras estreará no Mundial 2021 em 8 de fevereiro, às 13h30 (de Brasília), contra o vencedor de Monterrey (México) x Al Ahly (Egito). Se ganhar jogará a final em 12 de fevereiro — também disputarão o torneio o Chelsea (Inglaterra), o Al Hilal (Arábia Saudita), o Auckland City (Nova Zelândia) e o Al Jazira (Emirados Árabes).