Desabafo de Abel: “Estamos Frustrados e Desiludidos”, Técnico Cita “Asterisco” em Final e Defende Longo Ciclo
Às vésperas de mais um confronto pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Abel Ferreira fez um desabafo profundo sobre o impacto da derrota na final da CONMEBOL Libertadores. O português admitiu que o time está abalado, citou uma “falta” na partida e defendeu a continuidade de seu trabalho, apesar das críticas por um ano sem grandes títulos.
Frustração, Desilusão e o “Asterisco”
Abel Ferreira foi categórico ao avaliar o sentimento da equipe após o revés para o Flamengo, responsabilizando o próprio Palmeiras pela performance:
“Para ser muito sincero, estamos frustrados, desiludidos… Porque mais do que tudo, perdemos para nós próprios. Quando você tem uma oportunidade de desafiar um rival como nós e tu perdes para ti mesmo, não é a tua versão num jogo que era tão importante para nós, isso cria frustração na nossa equipe”, comentou o treinador.
O português ainda fez uma referência sutil a incidentes da partida, provavelmente ligados à arbitragem, que o clube já havia reclamado:
“Independentemente das incidências que houve no jogo, há um asterisco no jogo, há um asterisco. Cicatrizes ficam, é natural que um ou outro jogador ainda esteja a sangrar, mas sabemos que essa equipe é capaz de se reinventar, é resiliente, e é isso que vamos procurar fazer.”
Defesa do Ciclo e o “Ano Zero”
Diante das críticas de que seu ciclo no clube teria se encerrado após um ano sem grandes taças, Abel fez uma longa defesa baseada em estatísticas e na reformulação do elenco:
“Uma equipe como o Palmeiras, que é obrigado a ganhar títulos, quando chega a um fim de ano que você não ganha, parece que é tudo ruim, temos casa arrasada. Mas quero lembrar as pessoas que esse foi um ano zero, decidimos fazer uma grande reformulação.”
Ele questionou a tese de que o ciclo terminou, citando o histórico recente do clube:
“Não posso entender como final de ciclo quando você chega à uma final da Libertadores e a disputa até o fim… não é final de ciclo em seis Libertadores você ir a três para uma final… Não é um final de ciclo quando uma equipe como o Palmeiras nos últimos cinco ou seis campeonatos ganhou dois e ficou vice nos outros. Não é um final de ciclo quando você ganha três Paulistas de quatro ou cinco.”
Comparação com o Rival
Abel encerrou sua fala voltando a citar o rival, sugerindo que a superioridade do Flamengo se deu pelo investimento:
“É muito duro perder, ninguém gosta de perder, mas temos de aceitar quando o adversário é melhor. E deixo para pensar: realmente o Palmeiras fez uma temporada tão ruim ou nosso maior rival investiu e contratou como nunca? E no final acabou sendo melhor que o Palmeiras dentro e fora das quatro linhas.”

