Contratações do Palmeiras para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Quem pode chegar
A contratação de jogadores pelo Palmeiras está condicionada às possíveis saídas do elenco. O técnico Abel Ferreira deixou claro em entrevistas recentes que pretende manter o maior número possível de jogadores do atual grupo e que as contratações dependem das perdas que possa ter na janela de transferências. Neste momento, o Verdão apenas monitora o mercado.
Negociam renovação
Dudu: os empresários do atleta e a diretoria alviverde discutiram o assunto, mas houve divergência na duração do novo vínculo, já que o atual é válido até o fim de 2023. O camisa 7 espera uma decisão final da presidente Leila Pereira e do diretor Anderson Barros. Com oito títulos, 400 jogos e 85 gols marcados com a camisa do Palmeiras, o atacante é um dos maiores ídolos da história do clube
Marcelo Lomba: o goleiro admitiu que conversa sobre uma possível renovação de contrato, atualmente válido até o fim do ano . Foram apenas 11 jogos nesta temporada. Aos 35 anos, Lomba tem propostas de outros clubes.
Luan: com contrato válido até o fim de 2023, o zagueiro já negocia a renovação do vínculo. O jogador perdeu espaço nesta temporada e a vaga no time titular para Murilo, mas é o reserva imediato na zaga e considerado um dos líderes do elenco.
Já renovaram
Mayke: o lateral ampliou por mais uma temporada o contrato, agora válido até o fim de 2024. Um dos jogadores mais experientes e vitoriosos do atual elenco, Mayke teve importante papel no título brasileiro atuando como um ponta improvisado no ataque. Desde 2017 no Verdão, são 199 jogos, cinco gols e 13 assistências.
Rony: o atacante tem negociações avançadas para ampliar o atual contrato, válido até o fim de 2025, por mais uma temporada. Alvo de sondagens e até de uma proposta oficial acima de R$ 77 milhões de um time do Catar, o jogador recebeu uma valorização salarial para aumentar o vínculo com o Verdão.
Quem sai
Gustavo Scarpa: o meia deixará o Palmeiras ao término do contrato no fim do ano. Por uma opção pessoal, o jogador vai defender o Nottingham Forest, lanterna do Campeonato Inglês, mesmo com uma proposta de renovação do contrato oferecida pelo Verdão.
Quem pode sair
Danilo: alvo de sondagens de times europeus ao longo da temporada, o volante teve a permanência no Verdão garantida pela presidente Leila Pereira, mas apenas na última janela de transferências. O jogador é considerado um pilar fundamental na estrutura de Abel Ferreira e só deve ser negociado em caso de uma oferta acima da expectativa da direção.
Kuscevic: o zagueiro perdeu espaço por conta do número de estrangeiros no elenco – são seis, e o regulamento só permite serem relacionados cinco por jogo. Isto o coloca também como um jogador com futuro incerto. O atual vínculo é válido até meados de janeiro de 2023.
Jorge: o lateral perdeu espaço e virou apenas a terceira opção no setor ao longo da temporada. Foram 22 jogos, sendo 18 como titular, e nenhum gol marcado. O contrato do jogador, que passará por uma reavaliação da comissão técnica ao fim do ano, é válido até o fim de 2025.
Rafael Navarro: o aumento da concorrência no setor pode fazer o jogador procurar um novo clube em 2023. Além de Rony e os reforços Merentiel e Atuesta, Endrick tem tido mais oportunidades e a preferência de Abel Ferreira no setor. Em 2022, Navarro entrou em campo 47 vezes, sendo 13 como titular. Marcou sete gols e deu três assistências. O contrato do centroavante é válido até o fim de 2026.
Quem volta de empréstimo
Matheus Fernandes: o meio-campista passou a temporada emprestado ao Athletico. Oscilando entre chances como titular, o jogador soma 27 partidas ao longo de 2022. Com contrato até o fim de 2025, o jogador não deve ser aproveitado por Abel Ferreira. É provável que tenha novo destino no próximo ano.
Matheus Fernandes foi comprado pelo Palmeiras no fim de 2018 por cerca de R$ 15 milhões.
Lucas Esteves: o lateral tem contrato com o Verdão até o fim de 2024. Cedido por empréstimo ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos, desde 2021, Esteves soma 32 jogos, um gol e uma assistência nesta temporada. Existe a possibilidade de uma venda para o time norte-americano, com quem tem contrato até dezembro.
Fabrício: um dos atacantes mais badalados da base palmeirense, o jogador teve passagem frustrada pela Santa Cruz. Cedido ao time pernambucano para a disputa da Série D do Brasileiro, Fabrício entrou em campo apenas nove vezes, sendo três como titular, e não marcou gols. O atacante tem contrato com o Verdão até o fim de 2024 e deve ser reemprestado na próxima temporada.